Agrofloresta, consórcio e frutíferas nativas na Floresta
Plantamos várias frutíferas nativas (jussara, araças, jaboticabas, grumixamas, cabeludinhas, etc.) e outras de bosque de mata (banana, cacau, cupuaçu, café) na floresta. Dessa forma conseguimos gerar renda sem derrubar a floresta e sem nenhuma perda de habitat para a biodiversidade e podemos manter 95% do nosso território com floresta de mata atlântica.
Meliponicultura
Abelhas nativas sem ferrão (abelhas da tribo meliponini) são tudo de bom!!
Elas estão entre as principais polinizadoras da Mata Atlântica e estão precisando muito da nossa ajuda! Elas estão em risco de extinção devido a perda de habitat e uso de agrotóxicos.
A meliponicultura é a melhor forma de ajudar na preservação das abelhas nativas, o que trará mais saúde e preservação das florestas e sua fauna (sem polinização não há frutas para alimentar os animais). Através da meliponicultura também geramos renda para a manutenção do nosso trabalho de conservação e preservação ambiental na FSM. Seus produtos geram saúde pras pessoas (mel, própolis) e substituem (cera) produtos da indústria do petróleo, altamente poluidora.
Cogumelos
Além de super saudáveis, ricos em proteínas e vitaminas do complexo B, aumentam a imunidade e são ótimos substitutos da proteína animal, nos ajudando a combater a mudança climática. A nossa forma de produzí-lo tira CO2 do ar e fixa no solo, seja por toras de eucalípto seja com gramínias de alto crescimento.
Os nossos cogumelos se beneficiam do clima úmido e fresco da floresta que preservamos, poupando custos de climatização. Ao final do processo seu substrato ou toras vão adubar a agrofloresta.